Quem sou eu

Minha foto
caldas novas, Goias, Brazil
Meu nome é Nilce Ney, sou professora estadual a 22 anos, amo a educação, sou muito preocupada com meus alunos. Tenho um filho com 22 anos e perdi um a 11 anos com 8 anos de idade.Sou solteira e muito feliz

domingo, 5 de abril de 2009

modelo de Sequencia Didática

Seqüência didática de Língua Portuguesa


Gênero Textual: Revisão das famílias silábicas, alfabeto, avaliação
Ano: 2º ano
Tempo sugerido: de 12 a 15 aulas
Organização da sala: carteiras dispostas normalmente, aulas dialogadas, aulas com livros, revistas, lousa, leituras, livros do aluno, pesquisas, e outros recursos.


Habilidades


Ø Ler em voz alta atendendo solicitações;
Ø Reconhecer a seqüência convencional das letras do alfabeto;
Ø Corresponder palavras ou expressões aos respectivos desenhos;
Ø Utilizar o alfabeto para expressar-se por meio da escrita;
Ø Perceber que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaço em branco;
Ø Reconhecer as famílias silábicas, e sua importância na formação das palavras.
Ø Reconhecer dígrafos e encontros consonantais são fonemas
Ø Escrever com apoio de desenhos as palavras trabalhadas;
Ø Elaborar e registrar corretamente as idéias seguindo estrutura de bilhete;
Ø Apropriar-se progressivamente de novas palavras, ampliando seu vocabulário;
Ø Atender solicitações de mensagens orais;
Ø Produzir pequenos textos utilizando o ponto final;
Ø Escrever listas a partir de uma informação dada;
Ø Utilizar letra maiúscula no inicio de um texto ou quando necessário;

1º MOMENTO: (diagnóstico) ↔(26\03\09)

Perguntar ao alunos o que eles sabem sobre as famílias silábicas e sua importância na leitura;
Revisar bilhete e a sua importância em nossas vidas
Pedir para os alunos escrever um bilhete.

QUESTIONAMENTOS

1. Vocês sabem o que é um bilhete?
2. Quais são os tipos de bilhete que você conhece?
Escrever um bilhete para um amigo.
Revisar as famílias silábicas e fazer leituras.

2º MOMENTO: (sistematização)↔ 27\03\09

Revisão de vários tipos de bilhetes;
ü Para convites;
ü Para avisos;
ü Para recados etc.

Fazer leitura dos bilhetes e tentar descobrir qual a mensagem, e que tipos de bilhete é.
Pedir para os alunos construir um bilhete avisando a pai que vai jogar bola.
Revisar as famílias silábicas e o alfabeto, fazendo leituras deles.

3º MOMENTO: 30\03\09

Pedir aos alunos para escrever bilhetes
Revisar as letras do alfabeto;
Palavras pelos desenhos
Palavras seguimentadas por espaço em branco;
Avaliação Bimestral.

4º MOMENTO (O ponto final )↔31\03\09
Revisão de ponto final
Explicar aos alunos sobre o ponto final e sua importância;
Ler pequenos textos para os alunos mostrando o ponto final.
Reconhecer que a escrita para acontecer necessita do alfabeto;
Atividades com alfabeto, bilhete, ponto final.

5º MOMENTO: 01\04\09

Revisar leituras, letras do alfabeto, palavras com desenhos, palavras nos espaços em branco, bilhetes.

6º MOMENTO: ( Dígrafos e encontros consonantais. )02\04\09

ü Explicar o que são dígrafos encontros consonantais;
ü Montar cartazes com os dígrafos
ü Montar cartazes com os encontros consonantais
ü Atividades com dígrafos e encontros consonantais;
ü Novas palavras, seu significado e ampliação do vocabulário, com os dígrafos e encontros consonantais.


7º MOMENTO: (Atividades de revisão das habilidades vistas) 03\04\09

ü Bilhetes, encontros consonantais, leituras, interpretações, encontros consonantais, dígrafos, alfabetos, ponto final.

8ºMOMENTO: ( Revisão das habilidades estudadas)06\04\09

Atividades com bilhetes, encontros consonantais, dígrafos, alfabeto, leituras, interpretações, frases com ponto final, palavras com desenhos,novas palavras para ampliar o vocabulário.

9° MOMENTO: (Leitura e escrita de pequenos textos) 07\04\09
Pedir aos alunos que leia pequenos textos das fichas de leituras, e que comente o que entendeu.
Fazer copia de um pequeno texto e revisar as famílias silábicas,

10º MOMENTO: (Completar palavras com letras maiúsculas)08\04\09
Explicar a importância da letra maiúscula em começo de frases e em nomes próprios.
Atividades com nomes próprios como nome de cidades, paises, pessoas, ruas, etc.
Revisar famílias silábicas.

11º MOMENTO: (Revisar as habilidades vistas)13\04\09
Atividades de revisão com bilhetes, frases, pontuação, famílias silábicas, textos, interpretação de texto, dígrafos etc.

12ºMOMENTO: (Revisão das habilidades vistas) 14\04\09
Leituras, bilhetes, pontuação, frases, famílias silábicas, palavras com desenhos, complete, etc.

13º MOMENTO: ( Revisão das famílias silábicas) 15\04\09
Atividades com as famílias silábicas, formação de palavras, complete, leituras de textos e das familias.
14ºMOMENTO: ( atividades de fixação) 16\04\09
Fixar as habilidades já vistas com atividades de revisão.

15º MOMENTO: (Revisão das habilidades e das famílias silábicas)17\04\09
Fazer uma revisão geral das habilidades já vistas e das famílias silábicas para observar se o aluno aprendeu o conteúdo programado.



AVALIAÇÃO:


Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Alem das avaliações diárias, será realizada uma avaliação do bimestre para comprovação e aquisição de nota para o 1º Bimestre.





























Seqüência Didática de Matemática.

ASSUNTO: Adição e Subtração , Situação Problemas, Gráficos de Barra. Ano: 2º ano
Tempo sugerido: 5 á 8 aulas
Organização da sala: carteiras dispostas normalmente, aulas dialogadas, , revistas, lousa, leituras, livros do aluno, pesquisas, material concretos e outros recursos que forem necessários.

HABILIDADES
Ø Somar e subtrai os termos ate 100 por meio de recursos pessoais e\ou convencionais;
Ø Representar, ler , contar e registrar os números até 100.
Ø Resolver situações problemas que envolvam adição e subtração sem reserva e sem recurso com estratégias pessoais e\ou convencionais;
Ø Contar e registrar em escala crescente e decrescente de um em um e de dois em dois;
Ø Identificar a posição de um objeto ou numero numa serie, reconhecendo o antecessor e o sucessor;
Ø Agrupar e relacionar as quantidades em dezenas e unidades reconhecendo a equivalência;
Ø Descrever oralmente seu itinerário a partir de uma referencia dada;
Ø Nomear os dias da semana;
Ø Construir e organizar coletivamente tabelas simples com dados do próprio cotidiano.
Ø Descrever oralmente sua posição dentro de um espaço como sala, recreio, casa;
Ø Comparar e registrar horas exatas em relógios de ponteiros ou digitais;


1º MOMENTO: (diagnostico) ↔(26\03\09)


Perguntar aos alunos o que eles já aprenderam com a adição e a subtração;
Explicar a adição com unidades , dezenas ate 100, sem reserva;
Atividades com adição sem reserva;
Atividades com numerais ate 100, escrita, contagem, leituras

2º MOMENTO: (SISTEMATIZAÇÃO) 27\03\09

Apresentar algumas situações problemas mostrando aos alunos como resolve-los.
Resolver alguns problemas simples para entendimento do conteúdo;
Atividades com números em escala crescente e decrescente, sucessor e antecessor; nome dos números;


3º MOMENTO( Revisão de problemas e adições sem reserva)30\03\09

Atividades de revisão com adições, numerais, ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor, problemas.

4º MOMENTO (avaliação bimestral) 31\03\09

Explicar novamente gráficos de barra, e construir gráficos com coisa do cotidiano, como; quantidade de alunos, material escolar, brinquedos, etc.

5º MOMENTO: ( Atividade de revisão do conteúdo) 01\04\09

Atividade com gráficos, adições, problemas, sucessor, antecessor, numerais, ordem crescente e decrescente.

6º MOMENTO: (Introdução de subtração sem reserva ate 99) 02\04\09

Explicar subtração sem reserva com unidades e dezenas.
Atividades de revisão e atividades extras com as habilidades já vistas

7º MOMENTO: (Atividades e revisão ) 03\04\09

Revisão de adição, subtração, problemas, antecessor, sucessor, ordem crescente e decrescente, numerais.

8º MOMENTO: (Atividades de revisão das habilidades)06\04\09

Gráficos, adição, subtração, numerais, problemas, antecessor e sucessor, ordem crescente e decrescente,etc.

9º MOMENTO(Unidades e dezenas, problemas ) 07\04\09

Situações problemas, adições, unidades e dezenas, numerais, ordens crescente, etc.

10º MOMENTO: (Trabalhos com gráficos, adições, subtrações) 08\04\09
Gráficos de barra, problemas, adições, subtrações, nomes dos números etc.

11º MOMENTO: (atividades de revisão das habilidades) 13\04\09
Gráficos, adições, subtrações, situações problemas, unidades, dezenas, numerais, antecessor, sucessor, etc.

12º MOMENTO:( Intinerário, e localizações, revisões )14\04\09
Conversas sobre a localização dos alunos no espaço em que estão, revisão das habilidades já vistas.

13º MOMENTO:(Introdução de horas exatas e revisões de habilidades)15\04\09
Explicar sobre as horas e sua importância em nossas vidas, mostras as horas exatas, atividades com horas, numerais, adição, subtração, problemas, etc.

14ºMOMENTO: (Atividades de revisão das habilidades já vistas) 16\04\09
Atividades de fixação com adições, subtrações, problemas,gráficos de barra, numerais, antecessor, sucessor, etc.

15ºMOMENTO: (atividades de revisão) 17\04\09
Atividades de fixação das habilidades já vistas.





AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada continuamente, através de observações e intervenções, revisões e correções das atividades lançadas, voltando sempre no conteúdo quando necessário, explicando a matéria novamente. Será observado a participação dos alunos, seu interesse, bem como os conhecimentos adquiridos.
Avaliação bimestral para medir a aprendizagem dos alunos.